sexta-feira, 23 de outubro de 2015

É hora de replantar

Juliana, minha filha é quem consegue levantar a muda de Adenium que precisa replantar. Agora vai ganhar um vaso maior, novo substrato e descobrir mais o caudex, que estava enterrado.


Nosso caseiro também dá uma mãozinha, principalmente naqueles imensos, que mal cabem no vaso.

Ao replantar retiro todas as raizes das laterais e aplico bastante canela para cicatrizar os cortes, assim não corre o risco de apodrecer ou adoecer. O caudex fica mais elevado e mais bonito. Que substrato usar? Cada um tem o seu. Geralmente eu compro feito, mas mesmo assim eu acrescento o esterco, casca de pinus, casca de arroz carbonizada ou pequenos pedaços de carvão. Misturo tudo e replanto.


As pedrinhas não são para enfeitar, mas para evitar que a água não se acumule na base do caudex. Importante o escoamento da água.
Adenium da Apolônia Grade
Com um replantio sistemático e uma poda correta o reesultado é de muitas flores.

Todas estas dicas serão repassadas durante o 9º FestOrquídeas de Fortaleza, que acontecerá de 27 a 29 de novembro de 2015, na Casa de José de Alencar.

Um comentário:

Unknown disse...

olá tenho muitas adeniuns umas com 6 meses outras com mais de ano, sempre adubo com fertilizantes que vejo nos blogs por ai ensinando... mais mesmo assim elas não estão florindo. vcs podem me ajudar com algo mais poderoso para florir?. desde já agradeço