terça-feira, 6 de abril de 2010

Flor do Mandacaru

Já recebi muitos convites nesta vida: de aniversário, casamento, bodas, mas o de hoje foi bem interessante, especial, irrecusável e irreverente, assistir a floração de um Mandacaru, que segundo a convidada, minha amiga Vanessa, deveria está com quinze flores. Fiquei logo entusiasmada e procurei fazer tudo que tinha agendado para não perder este convite tão diferente.


Como suas flores abrem à noite, eu e a Juliana, saimos por volta de 16h para não pegar muito trânsito. Chegando na fazenda, ninguém na casa, e agora? Bom, já que estamos aqui vamos assistir ao por do sol, que diga-se de passagem, estava belíssimo. Os raios refletiam na lagoa de Genipabú, como se olhassem para o espelho.
A Ju tem mania de foto, ou melhor, de ser fotografada. Aproveitei fiz umas muito bonitas dela, bem na hora que o rei dos astros se despedia.
A noite chegava sem avisar, saimos caminhando entre árvores e logo encontramos gente, o Pedro, caseiro e vigia da fazenda,  veio trocar um dedo de prosa conosco. O tempo passou mais ligeiro, tempo suficiente para Luís e Vanessa chegarem. E chegando foram nos convidando para uma xícara de café com bolo. Takane e sua Juliana chegaram com o pequeno Enzo nos braços. Ainda tivemos tempo para entrar no orquidário e cactário. Daqui a pouco chega mais um casal de amigos, o Marcos e a Priscila, acompanhados do filho. Saimos em comboio em busca do mandacaru.
Ele tinha mais de três metros de altura, muito grande e espalhado, um verdadeiro espetáculo da natureza, que merecia aplausos e um brinde. Quinze flores? Modestia da Vanessa, eram muitas se abrindo e outras tantas para se abrir. Procurei fotografar com macro e a distância. Até em cima da camioneta eu subi para chegar a uma foto mais perfeita. Estava divino! Só quem tem sensibilidade é capaz de parar e ficar ali reverenciando esta planta tão surpreendente!

Depois da sessão de fotos o querido casal convidou a todos para saborearmos peixe, camarão e lagosta num restaurante mais adiante. Seguimos os anfitriões mato adentro, e lá chegamos. O jantar foi magnífico, deu até para esquecer o incidente que tive quando fotografava, ao procurar um ângulo melhor, meti o pé esquerdo numa urtiga. Nossa, foi uma queimação só, mas a companhia de pessoas tão queridas, conversando só do que gostamos falar, ainda aproveitando o que nossa culinária tem de melhor.

Da esquerda para direita:  Enzo, Takane, Neto, Juliana, Vanessa, Luís, Vera e Juliana.


Dá para recusar um convite desses?

2 comentários:

Marcella Albo disse...

Ola Vera!!
Conheço seu blof já faz um tempo, mas só agora vim deixar meu recadinho! Aprecio muuuuito a adenium e principalmente o seu trabalho com elas o respeito enorme que vejo voce tratar as plantinhas!
Bom, tentei plantar a adenium desde a semente um tempo atrás mas não consegui.. De 10 sementes germinaram umas 3 e um fungo pegou as bixinhas e não teve jeito... Por isso queria comprar uma já maiorzinha, você vende? Tem como me falar as condições e tudo mais? Fico no aguardo! Grande beijo!

Marita disse...

Oi Vera!

A Flor do Mandacaru eh igualzinha a Epiphyllum, so que a planta eh bem maior. Tem Epiphyllum de todas as cores, e o Mandacaru? eh so flor branca?
La no Sul nao tem Mandacaru nao!
beijos
Marita